Notícias

 | 17/11/2002 18h09min

Colorado faz 2 a 0 e permanece na Série A

Fernando Baiano foi peça chave na vitória sobre o Paysandu

Acabou o sofrimento. O Inter venceu o Paysandu por 2 a 0 na tarde deste domingo, dia 17, em Belém, contou com a ajuda de resultados paralelos e garantiu a permanência na Série A do Campeonato Brasileiro. Com a vitória, obtida após os gols de Mahicon Librelato e Fernando Baiano na segunda etapa, a equipe treinada por Cláudio Duarte se despediu da competição na 21ª posição, com 29 pontos.

Era um jogo de vida ou morte para o colorado. Além de vencer, o Inter tinha que torcer por outros resultados. E eles ocorreram: o Palmeiras, tetracampeão brasileiro, que perdeu por 4 a 3 para o Vitória, e a Portuguesa, que levou 4 a 2 do Bahia, foram rebaixados – com Gama e Botafogo. Além deles, o Paraná, que se livrou do rebaixamento, empatou em 2 a 2 com o Figueirense e terminou atrás do Inter. Com tanta ajuda, só restava ao time gaúcho conquistar uma vitória.

O primeiro tempo do Inter, no entanto, não dava grandes esperanças ao torcedor colorado. A equipe estava recuada, tentando escapar nos contra-ataques. Com liberdade para jogar, o Paysandu levou perigo. Aos sete minutos, Clemer foi obrigado a se esticar para defender em dois lances um chute forte que tinha como endereço final o gol colorado.

O Inter teve uma chance aos 13 minutos, com Fernando Baiano recebendo na área e chutando em cima de Róbson. Melhor oportunidade veio seis minutos depois, quando Chiquinho, depois de fazer ótimo tabelamento com Daniel Carvalho, chutou forte. A bola desviou na defesa e saiu. O próprio Chiquinho cobrou escanteio, Chris cabeceou, mas Róbson conseguiu espalmar.

Aos poucos, o Paysandu foi crescendo e tomando conta do jogo. Mas as jogadas de perigo dos donos da casa paravam na marcação abnegada dos defensores colorados. O problema do Inter estava no ataque, onde se repetiam os erros de finalização já vistos em outras partidas.

As duas equipes voltaram do intervalo dispostas a abrirem o placar. E a primeira chance foi do Paysandu, logo no primeiro minuto, após cruzamento de Vandick. A bola passou livre em frente ao gol de Clemer. Então foi o Inter que partiu para cima. Chris tocou de cabeça, Luiz Alberto desviou para o gol, mas o goleiro Róbson, num belo lance, tirou com o pé, tocando para escanteio. Aos sete minutos, Chiquinho driblou Jóbson, chegou na entrada da área e arriscou um chute. A bola bateu na perna de um marcador e por pouco não entrou no ângulo direito.

A insistência deu resultado. Aos 12 minutos, Luiz Alberto, cobrando falta, enxergou Fernando Baiano no ataque. O centroavante, considerado pelo torcedor um dos culpados pela má fase do time, ganhou de um marcador, invadiu a área em velocidade e bateu forte e rasteiro. A bola passou pelo goleiro e encontrou Mahicon Librelato, que entrava pelo meio e escorou para o fundo da rede.

Aos 15 minutos, Daniel Carvalho avançava pelo meio quando sofreu falta frontal, mas distante do gol. Cláudio Duarte aproveitou a parada para sacar Librelato, cansado, e colocar Fabiano Costa em campo. Baiano, que durante toda a competição desperdiçou inúmeras cobranças, pediu para bater. O chute não saiu muito forte, mas a bola entrou no canto esquerdo da goleira, longe do alcance de Róbson. Era o gol do alívio.

O torcedor, que lotou o Estádio Mangueirão, passou a apoiar o Inter, que administrou o resultado como pôde e garantiu a permanência na primeira divisão.

Veja a galeria de fotos da vitória colorada

ANDRÉ ROCA
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.