| 04/07/2007 08h53min
O mau tempo fez de tudo para adiar a partida entre o Rafael Nadal e Robin Soderling. Os dois tenistas conseguiram finalmente entrar em quadra para decidir o dono da vaga nas oitavas-de-final de Wimbledon e o espanhol número 2 do mundo levou a melhor, por 3 sets a 2 e com parciais de 6/4, 6/4, 6/7 (7-9), 6/4 e 7/5, em partida que durou nada menos do que 4h01. Este foi o segundo duelo entre os dois tenistas e o segundo triunfo de Nadal. Os dois haviam se encontrado até então apenas na primeira rodada de Roland Garros de 2006, e o espanhol levou a melhor por 3 sets a 0, com 6/2, 7/5 e 6/1.
A partida desta edição de Wimbledon, porém, não foi fácil, e desde o primeiro dia sofreu com seguidos adiamentos por conta da chuva. Ainda assim, Nadal vencia com sem muito susto, tendo faturado as duas primeiras quedas com duplo 6/4. O espanhol chegou a ter um match point no tie-break do terceiro set, mas desperdiçou a chance de fechar a partida já na segunda-feira. Ironicamente, logo depois que o segundo cabeça-de-chave errou a paralela que decidiria o embate, despencou uma forte chuva sobre Londres e a partida foi suspensa.
Mais tarde, o jogo foi retomado e o sueco voltou com tudo, vencendo o game extra do terceiro set e faturando a quarta queda. No começo do quinto set, o espanhol conseguiu se recuperar e quebrou o serviço de Soderling logo de cara, abrindo 2/0 até nova paralisação. Os dois tenistas voltaram a pisar na grama sagrada do All England Club para continuar o confronto. Nadal errou muito, teve seu saque superado e permitiu que o adversário tivesse a vantagem. Até que a instabilidade climática entrou em ação, provocando mais um adiamento.
Minutos depois, a chuva deu uma trégua temporária e a partida foi retomada. Por pouco tempo, já que mais uma pancada de chuva voltou a castigar a capital inglesa e Nadal deixou a quadra irritado, com 4/4 no placar e a oitava interrupção.
Nesta terça o tiro foi rápido. O espanhol manteve os games de saque que teve a favor e mostrou toda a força na devolução no 12º game. Soderling chegou a salvar mais um match point, mas Nadal não desperdiçou a terceira chance que teve de pôr fim à partida e confirmou o triunfo por 7/5 na parcial. Agora, o Rei do Saibro terá pela frente o russo Mikhail Youzhny, 14º favorito, que já na segunda-feira havia superado o finlandês Jarkko Nieminen, 20º.
O retrospecto de Nadal contra Youzhny é equilibrado. Os dois já mediram forças em sete oportunidades e o espanhol leva ligeira vantagem de ter vencido quatro confrontos. A última partida travada teve como palco o saibro do Masters Series de Roma deste ano, e o melhor tenista em atividade no piso lento conseguiu a vitória com um duplo 6/2.
GAZETA PRESSGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.