| hmin
A possibilidade de o governo antecipar o recolhimento do ICMS de dezembro foi repudiada nessa segunda, dia 11, pelo governador eleito Germano Rigotto.
– Tenho a garantia do governador Olívio Dutra de que não haverá antecipaçãod e receita. Se isso ocorrer, haverá prejuízo para o nosso governo – disse Rigotto.
A equipe de Rigotto pretende conversar com o atual governo sobre as alternativas em estudo para pagar o 13º salário, para tentar evitar a antecipação de receita. Ontem, a equipe de transição responsável pela área financeira começou a sistematizar as informações contidas nos documentos repassados pela Secretaria da Fazenda, na semana passada.
De acordo com Paulo Michelucci, responsável pela coordenação das áreas econômica e financeira da equipe de transição, o governo eleito tentará definir quais são os compromissos financeiros da administração pelo menos nos próximos 90 dias depois da posse.
– Não queremos interferir ou pressionar o atual governo, mas é fundamental que tenhamos uma visão clara das questões que nos afetam, e esse é o caso do fluxo de caixa que teremos de manejar – afirma Michelucci.
Numa análise inicial dos documentos, os técnicos avaliam que as informações são bastante genéricas. Por isso, a ordem é não fazer comentários sobre a situação financeira do Estado, pelo menos por enquanto. Até agora, a equipe calcula que o saque a descoberto do caixa único, por exemplo, atinja um valor entre R$ 1,6 bilhão e R$ 1,7 bilhão.
A equipe de transição aponta a necessidade de conhecer como estão definidos os cronogramas de pagamento de fornecedores, dos precatórios e os repasses para municípios relativos às áreas de saúde e transporte escolar. Também já está claro que serão solicitadas informações adicionais, provavelmente, na reunião com o secretário substituto da Fazenda, Odir Tonollier, prevista para esta quarta, dia 13. O titular, Arno Augustin, entra em licença nesta terça, dia 12, para participar da equipe de transição federal, mas está disposto a conversar com a equipe de Rigotto.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.