Notícias

 | 05/11/2002 14h23min

PT e PMDB acertam acordo inicial para presidências do Congresso

O PT e o PMDB fecharam um acordo preliminar de apoio mútuo na disputa das presidências da Câmara dos Deputados e do Senado no próximo ano, de acordo com o líder do PT na Câmara, deputado João Paulo Cunha (SP).

– A direção do PMDB e nós estabelecemos que o ideal é que prevaleça a tradição de que o partido majoritário indique o presidente das Casas – disse Cunha, após reunião das cúpulas do PT e do PMDB nesta terça, dia 5, em Brasília.

No último dia 6, o PT elegeu o maior número de deputados e o PMDB igualou o número de senadores do PFL.

Participaram da reunião na casa do presidente do PMDB, deputado Michel Temer (SP), o presidente do PT, deputado José Dirceu (SP), o líder do PMDB na Câmara, Gedel Vieira Lima (BA), e os líderes no Senado do PMDB, Renan Calheiros (AL), e do PT, Tião Viana (AC).

Cunha afirmou ainda que não foram discutidos nomes para os dois cargos, mas a expectativa nos meios políticos é de que o candidato do PT para a Câmara seja José Dirceu.

Quanto ao Senado, a situação é mais delicada. Calheiros e o ex-presidente da República e ex-presidente do Senado José Sarney já mostraram seu interesse pelo cargo. Embora Sarney conte com a simpatia do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva, a quem apoiou na campanha eleitoral, Cunha afirmou que o PT não irá interferir na escolha peemedebista. Calheiros, por sua vez, articula sua candidatura com a cúpula de seu partido.

As informações são da agência Reuters.

 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.