| 06/06/2007 13h07min
Depois de Juan Martin del Potro, Flavio Cipolla, Albert Montañes e Leyton Hewitt, foi a vez do espanhol Carlos Moyá ficar pelo caminho de Rafael Nadal em Roland Garros. Nesta quarta, o atual bicampeão do Grand Slam francês garantiu presença em mais uma semifinal ao derrotar o ex-número 1 do mundo por 3 sets a 0, parciais de 6/4, 6/3 e 6/0, em partida que durou 2h02min.
O primeiro set do confronto já dava mostras do desequilíbrio que seria visto entre os dois tenistas, detentores de três títulos da competição. Ambos confirmaram seus serviços até o quinto game, quando Nadal venceu o saque de Moyá e confirmou sua vantagem ao fazer 4/2. A partir daí, o melhor tenista da temporada precisou apenas frear os ímpetos do rival, campeão do torneio em 1998, para fechar a parcial em 6/4.
A superioridade de Nadal se reforçou no segundo set, quando Moyá deixou seu serviço escapar mais uma vez no terceiro game, permitindo uma vantagem logo de cara de 3/1 para o jovem compatriota. Inabalável, Nadal ainda se arriscou até o final do set e fechou o placar em 6/3, tomando mais uma vez o saque do experiente rival.
Em clara vantagem, Nadal conseguiu impor ainda mais seu ritmo à partida no terceiro set, quando outros dois break points convertidos deram a ele a vantagem de 4/0 na parcial. Abatido, Moyá até tentou resistir no sexto game, mas não conseguiu evitar o pneu do rival e a eliminação nas quartas-de-final.
Foi a sexta vez que os dois espanhóis se encontraram em quadra, e a quarta vitória de Nadal. Jogando no saibro, os compatriotas estiveram frente a frente em quatro oportunidades, com o experiente Moyá levando vantagem uma única vez, nas distantes semifinais do torneio de Umag, em 2003.
Dono de quatro títulos na atual temporada, Nadal tem apenas uma derrota em quadras de terra batida no ano – exatamente na final do Masters Series de Hamburgo, quando foi superado pelo rival suíço Roger Federer. Em seu piso favorito, o Rei do Saibro venceu nada menos do que 86 de suas últimas 87 partidas, tendo conquistado Roma, Barcelona e Monte Carlo.
Para tentar o tricampeonato em Roland Garros e se juntar à lista que já conta com Ivan Lendl, René Lacoste, Mats Wilander e Gustavo Kuerten, Nadal precisa agora superar o sérvio Novak Djokovic e garantir vaga na final. Sexto cabeça-de-chave da competição, Djokovic vem de vitória sobre o russo Igor Andreev nas quartas, mas chega com um retrospecto negativo: foram três derrotas em quatro duelos contra Nadal.
GAZETA PRESSGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.