Notícias

 | 30/05/2007 13h57min

CPI pode enviar delegação ao EUA para ouvir pilotos do Legacy

Anúncio foi feito pelo relator da CPI, deputado Marco Maia

A CPI da Crise Aérea pode designar ainda hoje uma delegação para ouvir os pilotos Jan Paladino e Joseph Lepore, do jato Legacy, que colidiu com o Boeing da Gol no ano passado causando a morte de 154 pessoas. O anúncio foi feito pelo relator da CPI, deputado Marco Maia (PT-RS), esta manhã.

A sugestão foi apresentada pelo secretário nacional de Justiça, Antonio Carlos Biscaia, com quem Maia e o presidente da CPI, deputado Marcelo Castro (PMDB-PI), estiveram reunidos. Os dois foram solicitar que o Ministério da Justiça intermediasse o depoimento dos pilotos no Brasil.

A intenção, segundo Marco Maia, é votar um requerimento para designar os componentes da delegação que viajará aos Estados Unidos. Ele disse que vai procurar o Itamaraty para intermediar as negociações com o Departamento de Justiça norte-americano. Ele voltou a dizer que é importante ouvir os pilotos, pois as principais acusações no episódio do acidente entre o Legacy e o Boeing da Gol recaem sobre eles.

– Eu acredito que é interesse deles se justificarem. É a oportunidade que eles vão ter de apresentar a sua versão sobre o acidente – afirmou o relator.

Na reunião no Ministério da Justiça, Biscaia explicou que, apesar de existir um acordo internacional sobre legislação penal entre Brasil e Estados Unidos, o governo norte-americano não reconhece uma CPI como uma autoridade judicial. Ele lembrou que, em experiências anteriores com a CPI dos Bingos e da Nike-CBF, os pedidos de convocação de cidadãos norte-americanos foram negados pelo governo dos Estados Unidos.

AGÊNCIA GLOBO
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.