| 20/05/2007 12h27min
Quem disse que Roger Federer não ganha no saibro? Neste domingo, o suíço deu um chega pra lá em sua má fase conquistou o título do Masters Series de Hamburgo, fazendo parciais de 2/6, 6/2 e 6/0 e encerrando a série de 81 vitórias consecutivas de Rafael Nadal sobre o piso, onde não perdia desde o torneio de Valência de 2005.
O título foi o quarto do líder do ranking de entradas na competição, onde já havia sido campeão também em 2002, 2004 e 2005. De quebra, Federer ainda diminuiu a desvantagem que tem para o espanhol nos confrontos diretos, no qual o segundo melhor tenista da atualidade ainda leva vantagem de 7 a 4 em partidas oficiais.
Foi também a primeira vitória de Federer sobre Nadal em quadras de saibro, no qual o espanhol havia levado a melhor nas finais de Roland Garros e dos Masters Series de Roma e Monte Carlo no ano passado. Antes disso, eles também haviam se enfrentado na semifinal do Grand Slam francês em 2005, novamente com vitória do tenista de Mallorca.
O primeiro set da decisão deste domingo parecia fadado a consagrar mais uma dessas vitórias a Rafael Nadal. Com excelentes índices de aproveitamento de pontos no primeiro serviço (74%) e no segundo (50%), o líder da Corrida dos Campeões conseguia acuar Roger Federer, que limitava-se a defender as ofensivas do rival. Com duas quebras de saque na parcial, o espanhol abria caminho para a vitória com um 6/2.
No segundo set, porém, o suíço deu mostras de recuperação, devolvendo o placar da parcial anterior. Mais ofensivo, conseguiu se defender das duas oportunidades de quebra arriscadas por Nadal, e ainda partiu para cima do saque do espanhol. Foi em uma dessas tentativas que Federer converteu um break point e encerrou a queda também com 6/2.
A volta para o terceiro set foi ainda mais de Federer, que quebrou Nadal logo no segundo game e abriu 2/0. Desconcentrado, o espanhol ainda desperdiçou mais uma série de saques e permitiu que Federer fizesse 4/0, antes que o suíço confirmasse seu serviço e abrisse vantagem de cinco games. Em mais um saque do rival, Roger Federer mostrou a elegância de sempre em uma longa troca de bola, antes de comemorar o pneu e o título em um erro de Nadal.
Com a vitória em Hamburgo, o suíço conquistou nada menos do que o 48º título da carreira e o terceiro do ano, já que havia faturado também o Aberto da Austrália e o torneio de Doha. Para Nadal, que ainda atravessa a melhor fase da carreira, a derrota acabou com a oportunidade de conquistar o quinto torneio (e o quarto Masters Series) de 2007.
Para piorar, porém, ele deixa escapar a oportunidade de se tornar o primeiro tenista da história a conquistar os três Master Series do saibro na mesma temporada. E encerrando a lista, Nadal ainda deixa escapar um título inédito, já que havia caído nas oitavas-de-final em 2003, em sua única participação.
Os dois se preparam agora para disputar a edição de 2007 de Roland Garros, onde os tabus se invertem: é Rafael Nadal que defende o
bicampeonato de uma competição
ainda inédita para Roger Federer. O torneio começa no dia 27 de maio, embora ambos estréiem como os principais cabeças-de-chave na segunda rodada.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.