Notícias

 | 24/10/2002 18h31min

Produtores de milho prevêem crescimento de 27%

Os produtores de milho de Santa Catarina esperam uma produção de 4 milhões de toneladas para este ano, o que representaria um aumento de 27% em relação a 2001, quando foram produzidas 3,15 milhões de toneladas.

O gestor do Programa Estadual de Auto Suficiência na Produção de Milho, Simão Brugnago Neto, disse que a área plantada com o cereal neste ano deve aumentar 3%, passando de 835 mil hectares para 860 mil. Entre 50 e 55% desta área já foram semeados e as plantas estão em bom desenvolvimento, segundo Brugnago.

A perspectiva é de que o clima colabore para uma boa safra, com um crescimento de produtividade por hectare de 3,7 mil quilos para 4,6 mil quilos. Além do clima, Brugnago afirmou que os produtores estão investindo mais em tecnologia nas lavouras.

O pesquisador da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), Roger Flesch, estima que a área de milho vai crescer em torno de 5%, avançando sobre a lavoura de feijão. Ele avaliou que a chuva atrasou um pouco o plantio, que está em torno de 45%, contra 60% no mesmo período do ano passado.

Os produtores de milho estão apostando num bom preço para comercialização. O técnico em agropecuária da empresa de insumos agrícolas Dispagro, Vanderlei Jaehn, disse que a empresa aumentou a área cultivada de milho de 70 para 100 hectares. Ele avaliou que a demanda estadual pelo produto deve garantir preços entre R$ 17 e R$ 18 na próxima safra, cerca de 60% superiores aos do início de 2002.


 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.