| 02/04/2007 14h54min
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva coordenou na manhã desta segunda-feira, no Palácio do Planalto, a primeira reunião ministerial no segundo mandato. A principal discussão ficou em torno dos projetos que fazem parte do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC). Lula cobrou empenho dos ministros na execução dos projetos.
De acordo com o ministro da Secretaria da Comunicação Social, Franklin Martins, Lula afirmou que a composição dos segundo e terceiro escalões do governo federal devem levar em conta a coalizão de partidos que o apóiam. De acordo com o ministro, o presidente também fez um comentário genérico sobre supostas criticas à política externa.
– Ele pediu que tomem cuidado com críticas que afetem a política externa. Quem faz política externa é o Itamaraty – acrescentou.
Já o líder do governo na Câmara, José Múcio Monteiro (PTB-PE), reiterou que o tema principal da reunião foi o PAC.
– Falamos sobre PAC, PAC, PAC. Não teve mais nada. Foi uma apresentação dos novos ministros – afirmou o líder do governo.
Além dos ministros, participaram da reunião, que durou quase quatro horas, o líder do governo na Câmara, José Múcio Monteiro (PTB-PE), o líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR), e a líder do bloco de apoio ao governo, senadora Ideli Salvatti (PT-SP). No início, Lula fez uma apresentação formal dos novos ministros. Logo depois, falaram Guido Mantega (Fazenda), Paulo Bernardo (Planejamento) e Dilma Rousseff (Casa Civil).
Antes, Lula discutiu a crise no setor aéreo com o ministro da Defesa, Waldir Pires, e o comandante da Aeronáutica, Juniti Saito, também no Palácio do Planalto. Por conta da conversa com Pires e Saito, a reunião ministerial atrasou cerca de uma hora. A crise aérea voltará a ser discutida durante a tarde.
AGÊNCIA O GLOBOGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.