| 01/04/2007 21h57min
Uma reunião nesta terça-feira com representantes do governo e dos controladores de vôo definirá como estarão os saguões no feriado de Páscoa e quanto tempo levará a desmilitarização da carreira. É possível que o governo edite uma medida provisória na terça transferindo 1,5 mil dos 2,4 mil controladores militares para um novo órgão civil, o Controle da Circulação Aérea Geral, vinculado ao Ministério da Defesa.
O detalhamento será acertado nesta segunda em reunião entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, os ministros da Defesa, da Casa Civil e do Planejamento, além do comandante da Aeronáutica.
O advogado da Associação Brasileira de Controladores de Tráfego Aéreo, Normando Cavalcanti, garantiu que o feriado da Semana Santa transcorrerá sem problemas nos aeroportos de todo o país. No entanto, ele alertou que o governo deve cumprir as reivindicações acertadas entre os controladores e o executivo na madrugada de sábado, depois de reunião no Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo de Brasília (Cindacta-1). Caso contrário, o advogado alerta que o “inferno” poderá voltar.
Pela estimativa do advogado, serão necessários dois meses para a conclusão da desmilitarização e do novo quadro de carreira. Ainda não está definida a gratificação dos controladores, mas há rumores de que poderá chegar a R$ 3 mil. Os militares, que são maioria, ganham hoje R$ 2 mil por mês.
RÁDIO GAÚCHAGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.