| 02/10/2002 20h01min
Avaí líder, Criciúma na segunda posição, ao lado do Sport, e Joinville com a última vaga da zona de classificação. Se a primeira fase da Série B do Campeonato Brasileiro terminasse hoje, Santa Catarina teria três representantes nas quartas-de-final.
Um domínio que não é nenhuma novidade para os times catarinenses. Basta lembrar da edição do ano passado, quando o Estado colocou dois dos quatro representantes na segunda fase da competição – o Joinville chegou muito perto da classificação e o Criciúma escapou do rebaixamento no final.
Figueirense e Avaí avançaram e chegaram até o quadrangular decisivo, que definiu duas vagas na Série A de 2002. Uma das vagas foi catarinense, com o segundo lugar do Figueirense.
A outra até poderia ter ficado com o Leão, mas alguns percalços, como o empate em casa com o Paysandu e o triste episódio do cai-cai promovido pelo Caxias, tiraram a chance do time azurra, e a vaga ficou com os paraenses.
Este ano, mais amadurecido na sua quarta participação na competição, o Avaí vem liderando a Série B. Com a goleada de 6 a 0 em cima do Botafogo-SP, na última rodada, o Leão abriu dois pontos de vantagem em relação aos segundos colocados: Sport e Criciúma.
E é justamente contra o Tigre, em mais um clássico catarinense, que o time de Adílson Batista defende a liderança na sexta, 4 de outubro, no Heriberto Hülse, em Criciúma.
As circunstâncias favorecem o grupo comandado pelo técnico Edson Gaúcho: o Criciúma ainda não perdeu pontos em casa e nos outros dois clássicos regionais na competição venceu quem jogou em seus domínios (Joinville 1 x 0 Criciúma e Avaí 2 x 1 Joinville).
Uma vitória do Tigre coloca a equipe do Sul do Estado na liderança. E todo mundo quer ficar entre os primeiros até o fim da competição.
Afinal, ao contrário do que ocorreu no ano passado, a segunda fase será disputada integralmente em sistema eliminatório, o temido mata-mata (nas outras edições um quadrangular substituía as semifinais e finais).
Assim, não basta classificar; é preciso também estar entre os líderes. O primeiro colocado tem a vantagem de jogar em casa todos os jogos de volta nos duelos decisivos.
As informações são do Diário Catarinense.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.