| 13/02/2007 15h22min
Laboratórios turcos confirmaram que as aves de fazenda que morreram em uma localidade do sudeste da Turquia tinham gripe aviária, informou hoje o canal NTV.
As aves mortas na segunda procediam da localidade de Akcay, no sudoeste da província de Diyarbakir. Quatro aldeias próximas foram postas em quarentena, onde todas as aves de fazenda foram sacrificadas de forma preventiva.
Os primeiros testes foram realizados nos laboratórios veterinários regionais, mas as amostras serão submetidas a uma nova análise no centro de referência nacional em Ancara, onde se determinará se este novo foco pertence à cepa altamente patógena H5N1.
Na semana passada, as autoridades turcas confirmaram a presença do vírus H5N1, o mais nocivo da gripe aviária para o ser humano, nas amostras de laboratório de 170 aves que morreram por causa da doença em Bogazkoy, aldeia da província de Batman, fronteiriça com Diyarbakir.
O responsável de Agricultura da província de Diyarbakir, Mustafa Kayhan, assegurou que os membros da família proprietária das aves não tiveram contato com os animais doentes, segundo informa a agência Anatólia.
Sete pessoas, seis delas menores, foram hospitalizadas na semana passada com sintomas da variante humana da gripe aviária, mas até agora todas as análises deram resultado negativo.
EFEGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.