| 05/02/2007 22h05min
O sistema de câmeras de segurança para os Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro, o Pan 2007, começará a ser instalado no mês de maio. A informação foi divulgada nesta segunda pela assessoria de comunicação do Ministério da Justiça. Serão 600 câmeras que farão o monitoramento nos locais de competição, nas principais vias de acesso e em outros pontos estratégicos da cidade.
Também está prevista a instalação de um sistema que vai interligar as imagens geradas por esses equipamentos. Dessa forma, as imagens captadas por câmeras da prefeitura, do governo do estado e do governo federal, que hoje não são integradas, passarão a ser enviadas para a sede da Secretaria de Segurança Pública do Rio de Janeiro.
O processo para a contratação da empresa que vai fornecer as câmeras e outros equipamentos de segurança ainda está em andamento. Segundo o Ministério da Justiça, trata-se de um processo realizado em caráter de urgência e por isso não haverá licitação. A empresa vencedora deverá ficar responsável por fornecer e também fazer a instalação das câmeras.
O principal objetivo é garantir a segurança dos 5.500 atletas e dos cerca de 700 mil turistas que estarão na cidade no mês de julho, mas o benefício será estendido à população do Rio, já que o sistema de segurança permanecerá em funcionamento após a realização dos Jogos.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta segunda, no programa Café com o Presidente, que esse sistema será um modelo para todo o Brasil e que o governo federal investirá R$ 385 milhões na segurança para o Pan 2007.
AGÊNCIA BRASILGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.