| 23/09/2002 15h53min
A última pesquisa RBS TV/Ibope indica que o maior índice de crescimento na intenção de voto do eleitor para as duas vagas ao Senado foi obtido pelo candidato tucano Leonel Pavan. Desde a primeira pesquisa, realizada em julho, ele passou de 13% para 26% da preferência do eleitorado, ultrapassando o companheiro de chapa Casildo Maldaner (PMDB), que mantém o índice de 22%.
Ambos permanecem atrás do candidato do PFL, Paulinho Bornhausen, que, depois de uma queda de um ponto percentual, voltou a crescer cinco pontos. Hugo Biehl, candidato do PPB, que se mantinha na faixa dos 10% nas duas consultas anteriores, apresentou desempenho semelhante ao de Pavan: cresceu oito pontos percentuais desde o final de agosto. Os índices de Ideli Salvatti (PT) também aumentaram, de 7% a 11%, enquanto Milton Mendes estacionou em 11%.
Na consulta estimulada, quando os nomes dos candidatos são citados, 23% dos entrevistados não sabem ou não opinam sobre os escolhidos. Entretanto, na pesquisa espontânea o nível de indecisos ainda é de mais da metade do universo consultado, 57%. Oito por cento votariam em branco ou anulariam o voto.
Para Presidência da República, a pesquisa apontou a permanência de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na liderança isolada. Passou de 44% para 47% das intenções de voto, indicando a vitória em primeiro turno no Estado.
José Serra (PSDB) apresentou o maior percentual de crescimento entre os candidatos a presidente em Santa Catarina, subindo de 18 para 24%.
Em contrapartida, Ciro Gomes (PPS) apresentou o maior movimento de índices entre o dia 20 de julho e a última pesquisa, despencando de 21% para 8%, um ponto percentual abaixo do candidato Anthony Garotinho (PSB).
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.