| 25/01/2007 15h25min
O suíço Joseph Blatter, presidente da Fifa, reiterou nesta quinta o apoio dado ao ex-jogador francês Michel Platini em sua pretensão de ser presidente da Uefa, mas elogiou o sueco Lennart Johansson, que busca a reeleição.
Blatter iniciou seu discurso no congresso da Uefa, na cidade alemã de Düsseldorf, lembrando o sucesso do Mundial da Alemanha e agradeceu a todos os que contribuíram para isso – entre eles Johansson.
Posteriormente, ele passou a lembrar o atual presidente da Uefa como fundamental na organização de Copas do Mundo passadas.
– Devemos reconhecimento, valorização e agradecimento a Lennart – disse Blatter num tom bastante conciliador se comparado com as declarações feitas dias atrás a favor de Platini, em meio a uma campanha bastante ácida.
No entanto, depois deste elogio, ele passou a lembrar que o futebol espera grandes e difíceis tarefas no futuro, tanto na Europa como no resto do mundo.
Segundo o presidente da Fifa, a Europa tem um papel de guia no futebol mundial e a Uefa tem influência determinante neste processo, e por isso ele acompanhará as eleições desta sexta com legítimo interesse, apesar de não ter direito a voto.
Blatter também explicou uma declaração de Johansson, que expressara sua decepção ao saber do apoio do presidente da Fifa a Platini, já que ele tinha decidido se candidatar após uma consulta com o suíço.
– Os dois candidatos me perguntaram se deviam apresentar sua candidatura, e disse que sim a ambos – explicou Blatter.
– Dizer não a um dos dois teria sido romper minha neutralidade. Falar que tenho uma simpatia por Michel Platini, que me acompanha desde 1998, não minimiza as conquistas de Lennart – completou Blatter.
AGÊNCIA EFEGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.