| hmin
O candidato à Presidência José Serra, da aliança governista, começa neste sábado, dia 21, um estilo de corpo-a-corpo eleitoral que não é novo, mas que ainda terá que ser testado no país. O que para os marqueteiros de Serra se chama "abraço à comunidade'' é mais um vôo pinga-pinga, passando em apenas sete horas por cinco cidades do Sul.
Nos aeroportos ou em edifícios vizinhos nas cidades de Maringá, Londrina e Curitiba, os três maiores colégios eleitorais do Paraná, e em Joinvile e Chapecó, em Santa Catarina, o presidenciável vai falar com jornalistas, lideranças políticas locais e militantes. Pela agenda do candidato, os encontros serão rápidos, de menos de uma hora. Segundo os marqueteiros, a idéia de passar por várias cidades em um só dia nasceu nos Estados Unidos e foi utilizada pelo ex-presidente norte-americano Bill Clinton, que fazia minicomícios em aeroportos.
– Através dos veículos locais de comunicação, Serra vai abraçar a comunidade, conversar com ela – justificou o marqueteiro da campanha, Nizan Guanaes. – Vai haver sempre a tentação de entrar na cidade, fazer uma carreata, mas isso seria bom para uma cidade, não é bom para o todo.
Os coordenadores da campanha acreditam que essa possa ser a ''arrancada do primeiro turno''. Serra tem 19% das intenções de voto, segundo pesquisa CNI/Ibope divulgada na sexta-feira, dia 20. O candidato apresentou a mesma aprovação nos três últimos levantamentos do instituto. O adversário Luiz Inácio Lula da Silva, da coligação liderada pelo PT, continua liderando as pesquisas, mas caiu dois pontos, para 39%, segundo a CNI/Ibope, que entrevistou 2.000 pessoas entre os dias 17 e 19.
A ordem agora na campanha Serra é casar a imagem do candidato à de lideranças locais que tenham bom desempenho nos respectivos Estados. No Paraná, o governador Jaime Lerner (PFL) licenciou-se para participar ativamente das campanhas do candidato do PSDB ao governo, Beto Richa, e de Serra. O prefeito de Curitiba, Cassio Taniguchi, também do PFL, segue o mesmo caminho.
Em Santa Catarina, Serra conta com o apoio do governador candidato à reeleição Espiridião Amin (PPB), que está muito perto da vitória já no primeiro turno. No domingo, o tucano deve passar pelas cidades mineiras de Guaxupé, Alfenas e Varginha, Estado onde o candidato do PSDB, Aécio Neves, é o favorito para vencer as eleições.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.