| 16/01/2007 19h37min
A transferência de tecnologia de biocombustíveis para o Paraguai vai ser o principal item da pauta de discussões do setor de energia entre Brasil e Paraguai, durante a reunião da Cúpula de Presidentes do Mercosul, que será realizada no Rio nos dias 18 e 19.
O ministro de Minas e Eneria, Silas Rondeau, disse que o Paraguai tem interesse na tecnologia porque é produtor de soja e importador de diesel. Por outro lado, existem muitos "brasiguaios" (brasileiros residentes no Paraguai) que trabalham nas plantações de soja.
A construção da linha de transmissão de 500 kV ligando San Carlos, no Uruguai, e Candiota, no Rio Grande do Sul, também será discutida no encontro.
A interligação terá 400 quilômetros de extensão. O Brasil vai exportar a energia necessária para o país vizinho.
Também está na pauta a construção do Gasoduto do Sul, ligando a Venezuela à Argentina, passando por quase todo o Brasil. Para o governo brasileiro, o gasoduto é muito importante enquanto política de integração energética do continente.
O gasoduto deverá ter 8 mil quilômetros de extensão, com capacidade de transportar 150 milhões de metros cúbicos. Os investimentos previstos são de cerca de US$ 20 bilhões.
AGÊNCIA O GLOBOGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.