Notícias

 | 09/01/2007 15h26min

Uruguai elogia anúncio de que Brasil eliminará tarifas

País suspenderá imposto sobre importações que entram via Paraguai e Uruguai

O governo uruguaio recebeu hoje com otimismo o anúncio do Brasil de que suspenderá as tarifas sobre as importações de nações de fora do Mercosul que entram no país via Paraguai e Uruguai.

– Vemos a iniciativa com otimismo e alegria – assegurou uma fonte do gabinete do chanceler uruguaio, Reinaldo Gargano.

O Uruguai vinha se queixando nos últimos meses que o bloco não levava em conta as assimetrias existentes entre os membros, e que as promessas de beneficiar os pequenos países nunca se concretizavam.

De acordo com o ministro de Relações Exteriores Celso Amorim, a decisão do Brasil tem como objetivo "antecipar" unilateralmente a velha aspiração dos membros do Mercosul de pôr fim à dupla imposição da Tarifa Externa Comum (AEC) sobre produtos importados pelo bloco.

Apesar dos membros do bloco terem uma Tarifa Externa Comum para tributar as importações procedentes de países de fora do Mercosul, as mercadorias que entram primeiro em um dos países e depois passam para outro têm que pagar o mesmo imposto nas duas nações.

O Brasil anunciou sua disposição de acabar com a medida a apenas 10 dias da Cúpula do Mercosul, que será realizada no Rio de Janeiro, entre os dias 18 e 19 de janeiro, e na qual o país entregará a Presidência temporária do bloco ao Paraguai.

AGÊNCIA EFE

 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.