| 19/09/2002 07h11min
Em quatro horas após o término da votação no primeiro turno das eleições, dia 6 de outubro, 90% dos votos para presidente estarão apurados, previu nesta quarta-feira, 18 de setembro, o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Nelson Jobim.
O ministro acredita que até a meia-noite do mesmo dia, 100% dos votos estarão totalizados. Mas a previsão de técnicos do TSE é menos otimista: eles apostam na totalização dos votos para presidente só durante a madrugada do dia 7.
Até a meia-noite, acreditam, será possível conhecer 90% dos votos. O presidente do TSE lembrou que a apuração para presidente só começará a ser divulgada após o encerramento das eleições no Acre, às 19h. O atraso se deve à diferença do fuso horário.
Já a proclamação oficial do resultado deve demorar pelo menos três dias porque o TSE tem de conferir 5% das urnas do Distrito Federal e Sergipe e de mais 60 municípios onde o voto impresso será juntado ao eletrônico. Somente 48 horas depois da divulgação do resultado oficial do TSE é que recomeçará a publicidade eleitoral gratuita, no segundo turno, no rádio e TV.
A repressão à boca-de-urna nas eleições deste ano será para valer, prometeu Jobim, ao anunciar que a vigilância será intensificada e reforçada por policiais militares à paisana em alguns Estados. Eles terão ordem para prender quem for flagrado assediando eleitores nas proximidades das seções eleitorais.
As penas variam de seis meses a um ano, além da aplicação de multas de R$ 5,3 mil a R$ 15,4 mil. Serão cobradas em dobro, em caso de reincidência. Os candidatos responsáveis pela boca-de-urna poderão ter o registro cassado.
O presidente do órgão afirmou também que o tribunal iniciará um esforço concentrado na próxima semana, com sessões diárias de julgamento. A expectativa é de não deixar pendente nenhuma das representações dos candidatos. Jobim voltou a descartar a idéia de submeter o processo eleitoral brasileiro a observadores internacionais.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.