| hmin
Em resposta a especulações sobre o aumento das chances de vitória de Luiz Inácio Lula da Silva no primeiro turno da eleição presidencial, a propaganda de José Serra entrou nesta terça, 17 de setembro, em fase de pesados ataques ao petista.
A ofensiva, antes restrita a cobranças sobre a posição do oponente a respeito de geração de empregos, evoluiu para um patamar de negatividade comparável ao que foi utilizado pelo tucano, no início do horário gratuito, contra Ciro Gomes, então segundo colocado nas pesquisas.
No programa do tucano na noite desta terça, um locutor comparou as biografias de Lula e Serra. Os dois foram apresentados como filhos de famílias humildes que "sofreram com o desemprego". O locutor assinalou, porém, que as trajetórias do petista e do tucano "também têm diferenças". A comparação foi da participação de ambos na Assembléia Nacional Constituinte de 1986-1988 – Serra teria apresentado 208 emendas e aprovado 130, enquanto Lula teria apresentado 41 e aprovado sete – a sua atuação política sob os governos Collor e Fernando Henrique Cardoso.
O programa chegou a reproduzir trecho de aparição de Lula no horário gratuito no qual ele acusa outros candidatos de só agora se preocupar com a questão do emprego, enquanto ele luta por isso "a vida inteira".
– Portanto, quando o companheiro Lula insinua neste comercial que só agora José Serra está falando em emprego, ou ele não sabe o que diz ou esconde o que sabe – diz o locutor.
• Mais informações sobre candidatos, partidos, pesquisas, regras e números eleitorais no especial Eleições 2002.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.