Notícias

 | 14/09/2002 14h44min

Cepa-UFRGS apresenta últimos números da corrida ao Piratini

Tarso inverte colocação e aparece em primeiro com 4,9 pontos percentuais sobre Britto

A exatos 21 dias da eleição para o governo do Estado, o petista Tarso Genro ultrapassa o candidato do PPS, Antônio Britto, e assume a liderança na corrida ao Piratini na mais recente pesquisa do Centro de Estudos e Pesquisas em Administração (Cepa) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Tarso coloca 4,9 pontos de vantagem sobre Britto no primeiro turno e sete pontos no segundo.

No levantamento anterior, realizado entre os dias 13 e 14 de agosto, o candidato do PPS aparecia em primeiro lugar, com uma diferença de 8,3 pontos percentuais em relação a Tarso. O ex-governador perdeu 10,7 pontos e, agora, soma 29,9% das intenções de voto. O petista subiu de 32,3% para 34,8%.

Proporcionalmente, Germano Rigotto (PMDB) foi quem mais cresceu, saltando dos 4,5% para os 11%. O pepebista Celso Bernardi avançou dos 5,1% para os 8,6%. Os demais candidatos aparecem com percentuais inferiores a 1%.

A pesquisa Cepa/UFRGS apurou também que apenas 8,6% dos homens não indicaram em quem pretendem votar. O índice chega aos 15,4% no grupo das mulheres, as quais não souberam por qual candidato da lista apresentada optar. Na pesquisa espontânea, em que apenas se pergunta ao entrevistado em quem pretende votar, 42% das mulheres e 26,3% dos homens declararam não saber.

No cruzamento de dados por grau de instrução, o maior percentual de Tarso está entre os eleitores com Ensino Superior (42%), e o de Britto, entre os que têm o Ensino Fundamental (30,8%). Rigotto e Bernardi têm mais votos entre as mulheres do que entre os homens.

As simulações de segundo turno indicam vitória de Tarso contra qualquer um dos adversários. O petista figura sete pontos à frente do ex-governador Britto, o qual, em um hipotético confronto contra o candidato Germano Rigotto (PMDB) durante a segunda etapa do pleito se veria derrotado por 43,8% a 37,9%. Contra Celso Bernardi, Britto ficaria empatado tecnicamente, com 40,9% contra 39,4% do adversário.

A rejeição do ex-governador passou de 29,8% para 38,4%, e a de Tarso, de 25% para 27,2%.

Foram entrevistados 1.753 eleitores, em 49 municípios, de 9 a 11 de setembro. A margem de erro é de 2,4 pontos percentuais para mais ou para menos.

 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.