| hmin
Tropas avançadas do Exército da Grã-Bretanha devem começar a desembarcar no Kuwait dentro de duas semanas, como parte dos preparativos para um possível ataque ao Iraque. A informação foi publicada nesta sexta-feira, dia 13, no jornal Daily Telegraph. O jornal afirma, citando fontes da defesa britânica, que os soldados serão enviados após o debate no Parlamento britânico sobre o apoio aos Estados Unidos em uma ação militar contra o Iraque. O discussão está prevista para 24 de setembro.
O Ministério da Defesa britânico qualificou a reportagem como "altamente especulativa'', afirmando que qualquer decisão de enviar soldados ao Golfo Pérsico depende da posição das Organização das Nações Unidas (ONU) em relação ao assunto.
– A reportagem é altamente especulativa. Não há planos para um envio de soldados nas próximas duas semanas e, obviamente, (o presidente dos Estados Unidos) George Bush está seguindo o caminho das Nações Unidas antes que qualquer decisão sobre uma ação militar seja tomada – disse uma porta-voz.
O presidente dos EUA conclamou com veemência na quinta-feira a ONU a forçar o Iraque a se desarmar e parar de apoiar o terrorismo. Disse ainda que, se isso não funcionar, a ''ação militar será inevitável''. Para Bush, Saddam Hussein vem desenvolvendo uma série de armas de destruição em massa. O presidente iraquiano também estaria abrigando e incentivando grupos terroristas, segundo informações do governo dos Estados Unidos.
O Daily Telegraph afirma que um ataque ao Iraque ocorreria no mínimo no começo do próximo ano, pois deslocar os tanques britânicos para o Kuwait levaria pelo menos três meses. As informações são da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.