| 11/09/2002 11h41min
O primeiro discurso do presidente norte-americano George W. Bush nesta quarta recordou as perdas e o início da mobilização contra o terror há um ano atrás, em 11 de setembro de 2001. Pouco a pouco, Bush foi recapitulando as ações do país, enfatizando que as mortes não foram em vão. Para ele, em algumas horas foi definido como seria a mobilização do povo, em semanas a ação contra o terror e, após um ano, os Estados Unidos mudaram o governo do Afeganistão e reconstruíram o prédio do Pentágono.
Bush afirmou que "o empenho para vencer a guerra começou aqui." Ele lembrou que o atentado marcou o início da primeira guerra do novo século e os terroristas, "fanáticos sem medo de matar", falharam na tentativa de desmoralizar o país atacando um símbolo do seu poder. O papel dos soldados foi ressaltado, pois eles "trazem esperança e justiça para um dia melhor." "A América conta com vocês", ordenou.
Antes de fechar o pronunciamento com o tradicional "God bless America" (Deus abençôe a América), Bush ainda disse que a cada noa etapa da guerra, os EUA vão lembrar das perdas no 11 de setembro.
Antes de Bush, o secretário de Defesa, Donald Rumsfeld, também agradeceu a dedicação do povo norte-americano após os ataques. Ele elogiou os esforços contra o terror e lembrou que 99 países ajudaram os EUA neste período, formando a "maior coalizão da história." Para Rumsfeld, a data marca "o dia em que a inocência morreu, os heróis nasceram e o povo aprendeu o que significa medo". Ele afirmou que os esforços de quem perdeu a vida resultaram em coragem, paciência e perseverança, restaurando o Pentágono pedra por pedra. No final, ele disse que "o melhor memorial é a proteção da nossa liberdade".
Nos três locais onde forma registrados atentados - Pentágono, Nova York e Pensilvânia -, cerimônias foram realizadas para recordar os nomes das pessoas mortas há um ano atrás. A mais longa delas, no marco zero de Nova York, deve terminar apenas na tarde desta quarta.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.