| 08/11/2006 23h50min
O Corinthians venceu o Atlético-PR por 2 a 1, fora de casa, e conquistou sua quinta vitória seguida no Campeonato Brasileiro. Com isso, o Timão ultrapassou o próprio Furacão na tabela e voltou à zona de classificação da Copa Sul-americana após 26 rodadas. Os comandados de Emerson Leão chegaram a 47 pontos contra 46 do Atlético e assumiram a 12ª posição. Como o 11º colocado é o Flamengo, que não pode disputar a Sul-americana porque já tem vaga assegurada na Copa Libertadores, o Corinthians estaria classificado para a competição continental se o Brasileirão terminasse hoje. Já o Furacão, que também havia engatado uma seqüência de cinco vitórias, conheceu sua segunda derrota consecutiva e praticamente deu adeus às chances de conquistar uma vaga para a Libertadores.
Durante os primeiros cinco minutos de jogo, o domínio de bola foi absoluto do Atlético-PR. O time da casa, porém, não conseguia finalizar a gol. E quando o fez pela primeira vez, aos seis minutos, balançou as redes. Cristian avançou pela faixa central, tabelou com Ferreira e bateu rasante no canto direito de Marcelo para abrir o placar.
O Corinthians, então, começou a sair mais para o campo de ataque e não demorou muito para empatar. Aos 12 minutos, Marcus Vinícius aproveitou cobrança de falta de Rosinei da direita e deixou tudo igual de cabeça. Também de cabeça, um minuto depois, quase o Furacão marca o segundo com Michel.
Após o empate, a partida ficou equilibrada e mais disputada no meio-de-campo. Novo lance de perigo novamente só aos 22 minutos, quando Jancarlos descolou cruzamento e Denis Marques cabeceou rente à trave. O time paulista respondeu na seqüência, em boa jogada individual de Wilson, que bateu forte pela linha de fundo.
Apesar do equilíbrio, os paranaenses tinham mais facilidade para penetrar a área adversária. Aos 25, Ferreira recebeu passe de Cristian e tocou para o gol, mas a bola desviou em Marinho e foi para escanteio. Pouco depois foi a vez de Alan Bahia assustar de cabeça.
Com Wilson isolado na frente, o Corinthians chegava com poucos atletas no campo de ataque. Foi assim aos 30 minutos, quando Wilson disparou pela esquerda e inverteu a jogada na direita para Fagner, que cruzou e não encontrou ninguém na área – Rosinei vinha pelo meio, mas chegou atrasado.
Três minutos depois, Wilson recebeu cruzamento de Rosinei e, pressionado, pegou mal na bola. A essa altura, o Furacão já não tinha o mesmo ímpeto e tentava construir as jogadas pelas laterais, sem sucesso. Do outro lado, Wilson perdeu uma chance incrível aos 37 ao ficar com uma sobra de bola, driblar o goleiro Cléber e bater em cima de João Leonardo.
Aos 39, após uma confusão na área corintiana, Marcos Aurélio chutou em cima de Marcelo antes de Betão conseguir afastar o perigo. O Corinthians ainda tentou virada com Renato, da entrada da área, mas a bola bateu em Danilo e o primeiro tempo ficou no 1 a 1.
As duas equipes voltaram a campo com a mesma formação, mas, diferente da etapa inicial, quem teve a primeira chance foi Timão. Logo aos dois minutos, Rosinei cobrou escanteio, Marcus Vinícius tocou de cabeça e a bola sobrou para Betão, sozinho na pequena área, mas o zagueiro mandou pela linha de fundo.
O jogo já não tinha a mesma velocidade do primeiro tempo e as defesas não encontravam dificuldade para parar os ataques. Além disso, aumentou o número de erros de passes dos dois lados, o que deixou a partida monótona. Até que, em outra bola parada, o Corinthians chegou à virada. César cobrou falta aos 16 minutos e Renato tocou de cabeça para as redes.
O Furacão não conseguia reagir e, aos 21, o técnico Oswaldo Alvarez resolveu promover duas alterações na equipe: trocou o atacante Denis Marques por Paulo Rink e sacou o volante Erandir para a entrada do meia Válber. E foi Válber quem assustou aos 25, em chute de longa distância que Marcelo encaixou.
Um minuto depois, Marcelo precisou trabalhar novamente. Marcos Aurélio recebeu passe na área e bateu forte, mas o goleiro corintiano fez excelente defesa e colocou a bola à escanteio. Na cobrança, Michel acertou um soco no rosto de Marcus Vinícius e foi expulso, deixando os mandantes com dez em campo.
Mesmo com um atleta a mais, Emerson Leão decidiu reforçar o poder defensivo da sua equipe e colocou Bruno Octávio na vaga de Rosinei. Pouco depois, o Atlético-PR mudou também: entrou Willian no lugar de Jancarlos.
Aos 34 minutos, o Corinthians que quase marcou quando Renato recebeu lindo passe de Wilson e saiu de frente para o goleiro Cléber, mas mandou uma bomba pela linha de fundo. No lance seguinte, Willian arriscou da intermediária e a bola passou à esquerda de Marcelo.
O Atlético-PR ainda esboçou uma pressão nos minutos finais da partida, mas não conseguia finalizar com perigo ao gol de Marcelo. Já o Corinthians prendia bem a bola no meio-de-campo e soube segurar o placar de 2 a 1.
GAZETA PRESSGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.