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Candidatos garantem duplicação da BR-101

Seja qual for o resultado da eleição à Presidência da República, a duplicação do trecho sul da BR-101 está garantida. Os quatro principais candidatos ao Palácio do Planalto confirmam que assumirão o projeto e se comprometem com a obra.
Cientes de que encontrarão o processo em andamento, mas sem nenhum metro de asfalto construído, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Ciro Gomes (PPS), Anthony Garotinho (PSB) e José Serra (PSDB) não falam em rever os contratos negociados pelo governo atual.

Mesmo porque o dinheiro no Orçamento para o próximo ano já está previsto. A proposta inicial que o Ministério do Planejamento encaminhada ao Congresso Nacional no final deste mês reserva R$ 52,4 milhões para o início dos trabalhos, entre verbas dos bancos internacionais e contrapartidas da União. Uma previsão que ainda pode crescer com as propostas dos parlamentares.

- O que o novo presidente encontrará será a parte burocrática pronta. O acordo de empréstimo estará assinado, e as licitações, em andamento - explica o presidente da unidade de gerenciamento de projetos do Departamento Nacional de Infra-Estrutura e Transporte (Dnit), Emerson Rozendo - Obras mesmo, só em 2003.

Essa é uma novela que já dura quase nove anos. Nas eleições de 1994, o então coordenador do plano de governo da campanha de Fernando Henrique Cardoso, Paulo Renato Souza - hoje ministro da Educação - já anunciava, em reuniões no sul do Brasil, a duplicação da BR-101 até Torres (RS). A quatro meses do final do segundo governo FH, a promessa foi cumprida no chamado trecho Norte. A licitação do trecho Sul - entre Palhoça (SC) e Osório (RS) - não terminou, o Senado ainda não aprovou a contratação dos recursos internacionais e os editais para supervisão ambiental recém foram lançados na última terça-feira.

- Os problemas de natureza ambiental, que retardaram os projetos do trecho Norte, já estão superados - disse o candidato José Serra (PSDB), listando pelo menos um dos contratempos responsáveis pelo atraso também desta obra.

O tucano diz assumir a duplicação do trecho Sul como "compromisso absoluto", e garante que a obra está incluída entre as ações prioritárias do seu programa de governo. Serra, porém, prefere não se comprometer com prazos. Ele pondera que a conclusão da rodovia vai depender do ritmo da liberação dos recursos.

Os detalhes também ficaram de fora da resposta do candido do PT, Luiz Inácio Lula da Silva, que preferiu criticar a demora do projeto.

- O nosso governo irá concluir as obras da BR-101. E só teremos que fazer isso porque o governo FH não cumpriu com a promessa - critica, lembrando que o Ministério dos Transportes se comprometeu com o trecho sul desde maio de 1999.

No site de Ciro Gomes, o item ligado aos Transportes ainda está em construção. Sua assessoria, no entanto, afirma que a intenção do candidato é honrar as licitações feitas pelo atual governo, mas sem entrar em detalhes sobre prioridades na área de transporte.

Garotinho segue os outros três, e se compromete em terminar a obra.

- É um absurdo que uma estrada com essa estrutura ainda não esteja duplicada - afirmou.

Nesse caso, porém, uma dos líderes do partido, o ex-secretário dos Transportes do Rio Grande do Sul deputado Beto Albuquerque defende mudanças nos contratos. Albuquerque quer a revisão da previsão de pedágios ao longo da rodovia. A privatização do trecho, no entanto, já está prevista até mesmo na composição dos custos: dos US$ 1,1 bilhão necessários para a obra, US$ 82 milhões deverão sair das futuras concessionárias.

Mais informações sobre candidatos, partidos, pesquisas, regras e números eleitorais no especial Eleições 2002.

CAROLINA BAHIA/ZH

 
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