| 23/08/2002 22h29min
O governador do Acre, Jorge Viana (PT), deve recorrer ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) neste sábado, 24 de agosto, contra a decisão da Justiça Eleitoral de seu Estado de impugnar sua candidatura à reeleição por abuso de poder econômico e uso da máquina administrativa.
O Presidente Nacional do PT, deputado federal José Dirceu, divulgou nesta sexta, 23 de agosto, nota oficial sobre a impugnação. Segundo a nota, a decisão do Tribunal Regional Eleitoral daquele Estado revela uma interferência indevida no processo que visa somente confundir o eleitorado.
Dirceu, mostrou-se confiante de que o TSE revogará a decisão do TRE do Acre:– Acredito que em Brasília o TSE vai reformar essa decisão, porque ela não tem base legal – disse Dirceu
O TRE do Acre impugnou na noite de quinta-feira a candidatura de Viana. O Tribunal acatou denúncia da coligação que apóia o candidato do PMDB, Flaviano Mello, de que Viana estaria fazendo irregularmente propaganda de seu governo. De acordo com a denúncia, todas as placas do governo do Estado do Acre têm o desenho de uma árvore, símbolo do governo de Jorge Viana. Portanto, segundo os advogados da coligação, está caracterizada a propaganda ilegal, proibida pela Constituição.
Se a decisão for mantida pelo TSE, Viana ficará inelegível por três anos a partir das eleições de 2002. Segundo a assessoria do PT, Jorge Viana lidera as pesquisas no Estado, com 60% das intenções de voto.
Leia a íntegra da nota divulgada por José Dirceu:
"A Direção Nacional do Partido dos Trabalhadores vem a público demonstrar sua indignação com o indeferimento pelo TRE da candidatura do companheiro Jorge Viana ao governo do Estado do Acre. Essa decisão revela uma interferência indevida no processo eleitoral do Estado e na possibilidade de escolha democrática e soberana do povo acreano. Fatos estranhos ao rigor jurídico, como a divulgação pela imprensa local do resultado horas antes da decisão e uma série de erros técnicos, nos levam a crer que o processo visa tão somente confundir os eleitores e prejudicar nosso candidato que está na frente em todas as pesquisas eleitorais. Temos certeza que esse absurdo jurídico será corrigido no TSE e que caminharemos com o governador Jorge Viana para a vitória.
José Dirceu
Presidente do Partido dos Trabalhadores'"
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.