| 06/10/2006 14h56min
A Casa Branca insistiu hoje em que os Estados Unidos e outros membros da comunidade internacional considerariam inaceitável que a Coréia do Norte faça um teste nuclear.
Um teste desse tipo seria desestabilizador para a região, segundo aporta-voz-adjunta da Casa Branca, Dana Perino.
Após reiterar que tanto o presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, como outros governantes mantêm uma frente comum contra as ambições nucleares norte-coreanas, Perino disse que Washington não conta com nenhum dado novo a respeito das intenções de Pyongyang.
– Nossa posição é clara: achamos que a Coréia do Norte não deve realizar um teste nuclear e o temos transmitido claramente por meio de declarações públicas e declarações privadas também – acrescentou.
As novas advertências da Casa Branca ocorrem pouco depois de o vice-ministro de Exteriores japonês, Shotaro Yachi, alertar para a possibilidade de que o teste nuclear ocorra neste fim de semana, provavelmente no domingo.
– Estamos muito preocupados com a eventual realização de um teste nuclear pela Coréia do Norte, que poderia ocorrer já neste fim de semana – afirmou Yachi nesta madrugada em Washington, onde se reuniu com vários representantes da Administração americana.
O que aponta o domingo como possível data do teste nuclear é o fato de neste dia se lembrar a nomeação de Kim Jong-il como líder do Partido dos Trabalhadores da Coréia do Norte, em 1997, três anos depois da morte de seu pai, o presidente norte-coreano, Kim Il-sung.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.