| 21/09/2006 23h54min
A Federação Italiana de Futebol (FIGC) nomeou nesta quinta seu novo presidente, substituto de Guido Rossi, que pediu demissão na última segunda. Indicado por Gianni Petrucci, presidente do Comitê Olímpico Italiano, Luca Pancalli assume a entidade do futebol em caráter emergencial.
Ele será auxiliado por Luigi Riva, ex-jogador da seleção italiana com 35 gols marcados em 42 jogos. Gigi Riva assume como vice-presidente dos tetracampeões. A missão de Pancalli é restaurar a credibilidade da FIGC após a crise do futebol italiano, que ainda se recupera após as punições a Juventus, Milan, Fiorentina, Lazio e Reggina.
O mandato do novo presidente deve durar até o dia 28 de fevereiro, quando a entidade deve eleger um novo diretor. Aos 42 anos, o advogado Pancalli promete “muito trabalho duro e dedicação com um objetivo: restaurar a calma”.
Ele chegou a competir no pentatlo até sofrer uma queda em uma competição de hipismo na Áustria na adolescência. O acidente o deixou preso a uma cadeira de rodas quando ainda competia por categorias de base. Ainda assim, Pancalli chegou a competir nas Paraolimpíadas de 1984, conquistando dois ouros e três pratas em Los Angeles, antes de encerrar sua carreira no Paraolímpico de 1996, em Atlanta.
– Quando vejo crianças jogando futebol, não penso que o esporte está doente. A administração de emergência tem que se superar. Juntos, temos que nos reconstruir para não termos outra temporada obscura. Precisamos de brilho para restaurar a esperança – filosofou o novo mandatário do Calcio.
Guido Rossi, seu antecessor, havia substituído Franco Carraro, que caiu após o escândalo de manipulação de resultados do futebol italiano. Na noite da segunda, Rossi assinou sua demissão para assumir o comando de uma empresa de telecomunicações da Itália, que também atravessa grave crise.
GAZETA PRESSGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.