| 17/08/2002 17h10min
Pesquisa divulgada na tarde deste sábado, 17 de agosto, pelo Datafolha mostra o petista Luiz Inácio Lula da Silva com 10 pontos percentuais de vantagem sobre o segundo colocado, o candidato da Frente Trabalhista, Ciro Gomes. Lula alcança os 37% das intenções de voto, enquanto Ciro soma 27%.
Em seguida, José Serra (PSDB) e Anthony Garotinho se apresentam tecnicamente empatados com 13% e 12%, respectivamente, na terceira posição. Zé Maria (PSTU) tem 1% das intenções de voto. Votos brancos, nulos ou eleitores sem candidato somam 4%. Pelo menos 6% dos entrevistados não sabem em quem votar.
Lula ganhou quatro pontos em relação à última pesquisa Datafolha realizada no dia 30 de julho. Ciro oscilou negativamente um ponto. José Serra caiu de 16% no fim do mês para 13% agora. Garotinho atingia 11% no fim do mês e chega agora a 12%.
Em uma simulação de segundo turno, os candidatos Lula e Ciro Gomes teriam, ambos, 45% do total de votos.
Caso o adversário de Ciro fosse José Serra, o candidato da Frente Trabalhista, com 50%, venceria o peessedebista, que atingiria 32%. Se enfrentasse Garotinho, Ciro teria 56% do total de votos, contra 27% do candidato do PSB.
Lula venceria Serra, por 51% a 37%, e Garotinho, por 53% a 34%.
Se o segundo turno fosse entre José Serra e Garotinho, o peessedebista seria o vitorioso, com 45% do total de votos, contra 33% do ex-governador do Rio de Janeiro.
Embora se destaque na primeira colocação, Lula amarga o maior índice de rejeição: de acordo com o Datafolha, o petista, sob nenhuma hipótese, não receberia voto de 33% dos entrevistados. Garotinho jamais seria votado por 32% das pessoas ouvidas. No final de julho, Lula era rejeitado por 31% dos entrevistados, enquanto o candidato do PSB, por 30%.
A rejeição a José Serra também subiu. Passou de 24% para 28%. A de Ciro deixou os 14% para chegar aos 17%. Não votariam de jeito nenhum em Zé Maria 28%, e Rui Costa Pimenta não receberia o voto, sob nenhuma hipótese, de 27% dos entrevistados.
Votariam em qualquer um dos pré-candidatos 6%, e não votariam em nenhum deles 2%.
O Datafolha ouviu 4.916 eleitores em 263 cidades do país e a margem de erro máxima para este levantamento é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.