Notícias

 | 15/08/2002 09h03min

Malan confirma participação em encontro de segunda

O ministro da Fazenda, Pedro Malan, confirmou nessa quarta, dia 14, sua participação nos encontros que o presidente Fernando Henrique Cardoso terá com os candidatos à sucessão presidencial na segunda-feira. O porta-voz da Presidência, Alexandre Parola, disse que Malan é o único ministro confirmado até o momento. Na terça-feira, havia sido noticiado que Pedro Parente (Casa Civil) e o presidente do Banco Central, Armínio Fraga, também estariam presentes.

A idéia do encontro de FH e dos presidenciáveis foi de Malan. Ele teria vencido as resistências do presidente em receber no Palácio do Planalto os quatro principais candidatos à Presidência, especialmente Ciro Gomes (PPS), um ex-tucano que tem criticado duramente o governo. A decisão de abrir o palácio aos presidenciáveis melindrou o candidato governista, José Serra.

O tucano não escondeu de seus auxiliares mais próximos, nas últimas horas, a irritação com a iniciativa do presidente de pedir encontros com adversários. A avaliação do PSDB, que coincide com a de Serra, é que Fernando Henrique deixou evidenciar que não aposta mais na vitória de seu candidato. E que, a partir dos encontros, qualquer outro candidato poderá sair do Planalto com o discurso de que também trabalha para garantir a estabilidade, a principal bandeira da campanha tucana.

O próprio FH lhe disse a Serra, nas difíceis conversas que têm sido travadas entre os dois desde o início da semana, que o encontro é “absolutamente necessário” para acalmar o mercado, segundo relato de um interlocutor do presidente. O presidente explicou que precisa chegar ao dia 26 de setembro, quando o acordo com o FMI deverá ser assinado, com todos os presidenciáveis concordando com seus termos.

Mais informações sobre candidatos, partidos, pesquisas, regras e números eleitorais no especial Eleições 2002.

 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.