| 14/08/2002 00h02min
Confiante no crescimento da sua candidatura a ponto de vencer o governador Esperidião Amin (PPB) no segundo turno, o candidato José Fritsch (PT) prometeu, se eleito, retomar a política de desenvolvimento agrícola do Estado para solucionar o problema do êxodo rural, que acaba pressionando os níveis de desemprego nas médias e grandes cidades.
A meta do candidato foi apresentada nesta terça-feira, dia 13, no programa Conversas Cruzadas da TVCOM. Na segunda entrevista da série com os candidatos ao governo do Estado, Fritsch criticou que, todos os programas do atual governo na área agrícola, não passam de medidas compensatórias, para minimizar a miséria. Nenhum deles – como o Banco da Terra ou de reflorestamento e calcário – gera renda, assegurou. Por isso, pretende implantar 5 mil agroindústrias familiares que criem quase 100 mil novos empregos.
Este programa que será viabilizado com recursos próprios do governo e com o sistema de crédito do Besc, Badesc e BRDE, mais a incubadora de exportação para micro e pequenas empresas deverão ser os principais vetores de geração de emprego. Seu plano de governo prevê 240 mil novas vagas – incluindo 60 mil primeiros empregos para jovens.
O otimismo de Fritsch quanto ao resultado das eleições baseia-se nas experiências eleitorais do PT em Santa Catarina. Dos atuais 13 prefeitos, observou, nenhum era favorito nas pesquisas. Além do que, sua candidatura seria a única em curva ascendente. Ele conta com os programas eleitorais gratuitos para conseguir diferenciar suas propostas e conseguir a "virada" nas oito semanas que faltam para as eleições.
Nesta quarta-feira, dia 14, às 23h, a TVCOM apresenta a entrevista com Antônio Bello Junior, da coligação Fé no Brasil.
ADRIANA BALDISSARELLI / DIÁRIO CATARINENSEGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.