| 05/08/2002 12h37min
O secretário do Tesouro dos EUA, Paul O’Neill, afirmou nesta segunda-feira, dia 5, em entrevista coletiva após um encontro com o presidente Fernando Henrique Cardoso que os Estados Unidos apóiam as negociações em curso com o Fundo Monetário Internacional (FMI).
– Apoiamos as discussões que estão em andamento entre as autoridades brasileiras e as autoridades do Fundo Monetário Internacional. Como a maior economia da América Latina, o sucesso do Brasil é importante para todo o hemisfério.
No entanto, o secretário norte-americano evitou dizer se o apoio que os Estados Unidos concederiam ao Brasil seria parecido com o oferecido ao Uruguai – de US$ 1,5 bilhão. Esquivando-se da pergunta de um repórter, O'Neill disse que obteve informações sobre a economia brasileira desde 1994, durante reuniões com o presidente Fernando Henrique Cardoso e a equipe econômica.
Paul O’Neill evitou comentar o recente episódio em que insinuou que os empréstimos para o Hemisfério Sul acabavam em contas na Suíça.
– O governo dos Estados Unidos tem sido consistente em sua posição. O presidente Bush tem dedicado apoio ao crescimento forte em todas as partes no mundo, baseado na criação de emprego e progresso em todo mundo.
As declarações do secretário do tesouro dos Estados Unidos deram tranqüilidade no mercado financeiro. O dólar opera com alta de 2,99%, e atingiu a cotação de R$ 3,10 para a venda no câmbio comercial às 12h38min. A Bovespa registra baixa de 2,13%. A taxa risco-país do Brasil subiu quase 2%. Com informações da Globonews.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.