| 04/08/2002 20h41min
O Tesouro dos Estados Unidos vai liberar nesta segunda-feira, 5 de agosto, US$ 1,5 billhão para o Uruguai. O país vive uma grave uma crise financeira que forçou o fechamento temporário dos bancos desde a última terça-feira. Os bancos perderam quase metade de seus depósitos este ano por causa da perda da confiança no sistema financeiro uruguaio – em parte devido às crises na Argentina e no Brasil. Segundo o governo, a ajuda financeira deve provocar o fim do feriado bancário.
Neste domingo, o Congresso (Senado e Câmara) aprovou o projeto de lei de estabilidade do sistema bancário, que restringe os saques de depósitos a prazo fixo em dólares nos bancos estatais, medida similar ao chamado "corralito" argentino. O "minicorralito" faz parte do pacote de medidas econômicas do governo enviado para o Congresso para fortalecer a economia do país e evitar a fuga de depósitos do sistema bancário nacional. Diferentemente do "corralito" argentino, as restrições aos saques do Uruguai não afetarão as contas correntes e poupanças com depósitos à vista.
Com informações das agências Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.