| 03/08/2002 10h39min
Pesquisa eleitoral do instituto Vox Populi divulgada neste sábado, dia 3, revelou um empate técnico entre os candidatos Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Ciro Gomes, da Frente Trabalhista, confirmando tendência já apontada por sondagem da Toledo e Associados de sexta-feira, dia 2. Os números Vox Populi mostram Lula com 34% das intenções de voto e Ciro com 30%. A margem de erro da pesquisa é de 2,2 pontos percentuais, para mais ou para menos.
José Serra (PSDB) e Anthony Garotinho (PSB) ficaram empatados em terceiro lugar com, respectivamente, 13% e 10% das intenções de voto. A pesquisa da Vox Populi foi feita nos dias 31 de julho e 1º de agosto e ouviu 2008 eleitores em 142 municípios. Na comparação com a última pesquisa Vox Populi, feita entre os dias 20 e 21 de julho e divulgada no dia 23, Ciro subiu três pontos percentuais e Lula caiu um ponto percentual. Serra perdeu um ponto percentual e Garotinho manteve o mesmo índice.
A nova sondagem revelando o crescimento da preferência dos eleitores por Ciro foi feita depois da revelação de que o coordenador da sua campanha, José Carlos Martinez, recebeu empréstimo pessoal de Paulo César Farias, ex-caixa de campanha do ex-presidente Fernando Collor. Para o presidente da Vox Populi, Marcos Coimbra, o fato, que acabou provocando a saída de Martinez da campanha de Ciro, deve ter atingido os eleitores de "maneira muito limitada''.
– Temos na sociedade uma proporção muito grande de eleitores com baixo grau de interesse no debate político e baixo acesso a informação, então informações mais qualificadas demoram a ser difundidas e a atingir o conjunto da população – afirmou Coimbra.
As informações são da agêncai Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.