| 07/08/2006 11h17min
O diretor médico da Champ Car, Chris Pinderski, descartou, nesta segunda, que o piloto Cristiano da Matta corra risco de vida. O brasileiro ainda está em coma induzido no Theda Clark Medical Center, na cidade de Neenah, Estados Unidos, segundo informações do site GloboEsporte.com
Segundo Pinderski, a rapidez do atendimento ao piloto e a qualidade do tratamento salvaram a vida do campeão da categoria em 2002. No entanto, o médico não quis arriscar um prognóstico para o prazo da recuperação do brasileiro de 32 anos. E, devido ao coma induzido, ainda não se sabe quais as extensões dos danos no cérebro do piloto.
O acidente de Cristiano da Matta aconteceu no Circuito de Road America, em Elkhart Lake. Ele estava a uma velocidade de aproximadamente 180 km/h quando acertou o cervo, que caiu dentro do cockpit do brasileiro. A pancada criou uma violenta desaceleração para o cérebro do piloto e causou os sangramentos e o inchaço. Os médicos decidiram operá-lo para diminuir a pressão intracraniana causada pelas lesões.
O diretor de Neurocirurgia da Universidade de Miami, Steve Olvey, afirmou que Da Matta sofreu um hematoma subdural agudo e se não tivesse sido atendido rapidamente, não teria resistido. Para o médico, o caso do brasileiro lembra muito o acidente do colombiano Roberto Guerrero em 1987. Durante testes de pneus em Indianápolis, uma quebra da suspensão jogou o piloto no muro da curva dois. Após o impacto, o pneu dianteiro direito recuou e o atingiu na cabeça. As previsões eram sombrias logo após a batida.
Guerrero ficou em coma por três semanas, mas quando acordou, reconheceu seus familiares e duas semanas depois, já estava dirigindo um carro de rua.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.