| 22/07/2002 01h44min
A disputa pela segunda vaga gaúcha ao Senado está empatada. Os candidatos José Fogaça (PPS) e Emília Fernandes (PT) têm, respectivamente, 24,4% e 24,3% da preferência dos eleitores.
Os números são da mais recente pesquisa do Centro de Estudos e Pesquisas em Administração (Cepa) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), e mostram Sérgio Zambiasi (PTB) na liderança, com 34,5%.
Na pesquisa espontânea (em que o entrevistador não apresenta o nome dos candidatos), o preferido é Paulo Paim (PT), com 7,5%, tecnicamente empatado com Sérgio Zambiasi (PTB), com 7,4%. Na estimulada (em que o entrevistador apresenta o nome dos candidatos), Paim aparece em quarto lugar, com 19,4%.
Zambiasi tem a preferência dos eleitores em todas as faixas etárias, com destaque para a faixa de 20 a 39 anos. Fogaça tem melhor votação entre os de 40 anos ou mais e Emília Fernandes entre os jovens de 16 a 19 anos.
Ao serem questionados se sabem que terão de votar em dois candidatos para o Senado, 82,8% dos entrevistados disseram não. De cada quatro entrevistados, três disseram ainda não ter escolhido candidatos a deputado estadual e federal. A pesquisa apontou que apenas 35,1% dos eleitores gaúchos estão muito interessados na escolha dos dois novos senadores, e 13% disseram não ter interesse.
O Cepa ouviu 1.753 eleitores em 49 municípios gaúchos entre os dias 15 e 18 de julho. A margem de erro é de 2,4 pontos percentuais para mais ou para menos.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.