| 17/07/2002 10h32min
Nesta quarta-feira, dia 17, as propostas do Conselho Superior de Segurança Pública para minimizar os problemas causados pela superlotação em delegacias e presídios serão apresentadas ao governador Esperidião Amin. A principal é a ocupação das 20 Celas Prisionais Móveis (CPMs) instaladas na Penitenciária Agrícola de São Cristóvão do Sul, no Oeste do Estado.
No entanto, o uso das CPMs ainda é questionado. Nesta quarta, representantes do Conselho Regional de Medicina e do Conselho de Psiquiatria realizam vistoria na CPM instalada no pátio da Penitenciária de Florianópolis. Nas delegacias de SC há 700 presos ilegalmente. O Complexo Penitenciário de São Pedro de Alcântara, na Grande Florianópolis, só começará a receber detentos no início de 2003.
A informação é do secretário da Segurança Pública e presidente do Conselho Superior de Segurança Pública (CSSP), Antenor Chinato Ribeiro, que nesta terça-feira esteve reunido na Capital para discutir o problema da superlotação em presídios e delegacias do Estado. Chinato afirmou que, mesmo com a previsão de entrega das obras em dezembro, o prédio precisará ainda de acabamentos, o que deve postergar o ingresso dos 980 apenados para o ano que vem. Além disso, destacou o presidente CSSP, há necessidade de contratação de agentes prisionais e policiais militares para a guarda da nova instituição penal.
Portanto, até lá, as secretarias da Justiça e da Segurança Pública têm de buscar formas para tentar minimizar o grave problema causado pela falta de vagas no sistema carcerário de Santa Catarina.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.