| hmin
O ritmo da indústria gaúcha segue a desaceleração nacional. O Índice do Desempenho Industrial do Rio Grande do Sul (IDI/RS), medido pela Federação das Indústrias do Estado (Fiergs) teve alta de 2,12% em maio, em relação a abril. Mas, descontado o efeito sazonalidade, o índice teve queda de 2,16%.
– Apesar do crescimento do IDI"RS em maio, nossa produção não contrasta com o quadro nacional medido pela IBGE – afirma o coordenador da assessoria econômica da Fiergs, Nuno Figueiredo Pinto. O economista explica que o mês de maio é tradicionalmente mais aquecido, contribuindo para vendas 10,36% superiores às de abril, e compras 0,25% maiores. Descontado o efeito sazonal, as vendas de maio tiveram queda de 0,22%, e as compras foram 4,35% menores.
Nas demais comparações, o indicador também revelou manutenção do viés de queda. Em relação a maio de 2001, a retração foi de 0,8%. No acumulado do ano, o IDI-RS é de -0,15%. Em 12 meses, o crescimento de 1,78% confirma a desaceleraçao econômica, com o menor percentual dos últimos 32 meses.
Das seis variáveis que compõem o IDI/RS, quatro tiveram desempenho negativo no acumulado de 2002, tendo sido mais intenso nas compras (-3,5%) e salários totais (-1,95%). Mas o pessoal ocupado (2,7%) e as horas trabalhadas na produção (5,5%) aumentaram no período. Entre os setores industriais, nos primeiros cinco meses de 2002, as maiores pressões de queda vieram do químico (-3,1%) e de produtos alimentares (-2,6%).
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.