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Quatro traçados do projeto de duplicação da BR-101 – três em Santa Catarina e um no Rio Grande do Sul – foram modificados para adiantar o início das obras no trecho Sul da rodovia.
No Morro dos Cavalos, em Palhoça, a idéia de construir um túnel no interior de áreas indígenas foi abandonada. No local será construído um viaduto paralelo à rodovia atual, sustentado por pilares.
Em Laguna, a alternativa para não prejudicar os pescadores que temiam o aterro de parte da lagoa em Cabeçudas foi a construção de uma ponte a três quilômetros no traçado atual.
Outra modificação no trecho de Santa Catarina será em Araranguá, onde está previsto um anel rodoviário para desviar a nova pista da zona urbana. A medida agrada as associações de moradores, mas contraria a vontade de agricultores e comerciantes.
No Rio Grande do Sul, a solução para a questão técnica que atrapalhava o projeto, na localidade Morro Alto, em Maquiné, acabou encurtando o traçado. A construção de dois túneis duplos, com 1,6 mil metros de comprimento cada um, reduziu o traçado de Torres a Osório de 99,6 para 88,6 quilômetros.
As informações são do Diário Catarinense.
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