| 06/06/2006 13h36min
A produção de computadores e de outros equipamentos de informática aumentou 63,2% nos primeiros quatro meses do ano em relação ao mesmo período do ano passado. O resultado influenciou no crescimento de 2,9% da produção da indústria nacional na mesma comparação e interrompeu uma trajetória de desaceleração iniciada no terceiro quadrimestre de 2004.
As informações são da Pesquisa Industrial Mensal divulgada hoje pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). De março para abril deste ano, a produção industrial ficou estável, mas na avaliação da coordenadora da pesquisa do IBGE, Isabella Nunes, o resultado geral é positivo, "porque o crescimento do setor está apoiado no bom desempenho da economia".
– Os setores de bens de consumo, como automóveis, eletrodomésticos, telefones celulares, alimentos, bebidas, roupas, calçados e medicamentos, mostram crescimento sustentado pelo aumento da massa salarial, a redução sistemática de preços, principalmente dos alimentos, que têm mais peso na cesta básica, e a manutenção do ritmo de oferta de crédito, o que sustenta o consumo interno – acrescentou a economista.
Na comparação com abril do ano passado, em abril deste ano, a produção industrial caiu 1,9%, após seis meses de crescimento.
AGÊNCIA BRASILGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.