| hmin
Os candidatos ao governo do Estado Germano Rigotto (PMDB) e Celso Bernardi (PPB) prometeram despartidarizar a Brigada Militar e a Polícia Civil, caso sejam eleitos. Eles participaram do 1º Fórum da Justiça e da Segurança Pública do Litoral Norte, que se encerrou nesta quarta-feira, 5 de junho, em Capão da Canoa. Prefeitos, vereadores e líderes comunitários ouviram as propostas dos candidatos.
Para o prefeito de Três Cachoeiras, município de cerca de 10 mil habitantes no Litoral Norte, Pedro Lumertz (PMDB) a violência não é mais exclusiva dos grandes centros. O assalto a um supermercado do município, executado por seis homens armados há cerca de 15 dias, confirma a opinião do prefeito. Para enfrentar o aumento da criminalidade, a localidade conta com um efetivo de três brigadianos e uma viatura.
O presidente do Conselho Comunitário Pró-Segurança Pública (Consepro) de Capão da Canoa, Celso Luís Mengue, acredita que as cidades litorâneas de médio porte não podem mais contar apenas com o reforço de policiamento oferecido no verão. Apesar de o crime mais comum na região ainda ser o arrombamento de residências vazias de veranistas, homicídios e assaltos estão se tornando mais freqüentes fora da temporada. Além de reforço no policiamento, Mengue acredita ser necessária a implantação de uma extensão do Instituto-Geral de Perícias (IGP) no Litoral.
O posto médico legal de Osório realiza apenas necropsias e exames de lesões corporais. Perícias em estabelecimentos comerciais arrombados, por exemplo, demoram até três dias para serem feitas por técnicos da Capital.
Depois de almoçar na 2ª Festa Estadual da Tainha e de inaugurar a nova sede municipal do PPB, Bernardi falou para a platéia de cerca de 50 pessoas. Prometeu criar conselhos de segurança e direitos humanos para permitir a efetiva participação das comunidades na reformulação das políticas da área de segurança pública. Bernardi disse ser prioridade "devolver autonomia e dignidade à Brigada Militar e à Polícia Civil".
Para Rigotto, é importante "recuperar a auto-estima dos policiais militares e civis". O deputado disse que o atual governo não tem uma política para a segurança pública e desestruturou o setor.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.