| 09/05/2006 12h15min
As pequenas e médias empresas do país não têm conseguido acompanhar a recuperação da atividade alcançada pelas grandes empresas. A informação é da Sondagem Industrial do primeiro trimestre, divulgada hoje pela unidade de Política Econômica da Confederação Nacional da Indústria (CNI).
De acordo com o estudo, as grandes empresas registraram leve aumento na produção nesse trimestre, na comparação com o quarto trimestre de 2005, graças às exportações e ao reaquecimento da demanda interna. Porém, as pequenas e médias sofreram queda na produção, no faturamento e no número de empregados no mesmo período.
O indicador de evolução da produção do primeiro trimestre do ano foi de 45,9 pontos, o que revela queda para o setor, já que no trimestre anterior o indicador estava em 50,8 pontos. Porém, o desempenho é bem heterogêneo entre os diferentes portes de empresas. Entre as grandes, o indicador ficou em 51,6 pontos no período, e, entre as pequenas, em 42,9 pontos. O indicador varia de 0 a 100 pontos. Valores abaixo de 50 indicam resultados negativos.
O mesmo ocorreu com o faturamento do setor, com o indicador em 44,8 pontos. Porém, enquanto quase a metade das pequenas e médias empresas tiveram queda no faturamento, em relação ao trimestre passado, 42,1 pontos frente os 49,1 do trimestre anterior, as grandes empresas mantiveram níveis praticamente estáveis, com 49,9 pontos.
A pesquisa coletou a opinião de 1264 pequenas e médias empresas e 215 indústrias de grande porte, de 28 de março a 19 de abril.
CNIGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.