Notícias

 | 05/05/2006 23h36min

LDU pode ser o primeiro grande teste para o Colorado

Time tem seis jogadores da seleção equatoriana e é bem estruturado

A boa campanha do Inter na Libertadores, que não contabiliza nenhuma derrota e onde constam atuações como a dos 3 a 0 sobre o Nacional, não é unanimidade. Para muitos, o time de Abel Braga – que sofreu importante modificação após a perda do Gauchão para o Grêmio – ainda não foi devidamente testado (na primeira fase, o Inter enfrentou o Maracaibo, o Pumas, e depois o velho conhecido Nacional, do Uruguai). Pois a LDU, do Equador, pode dar este parâmetro.

A Liga Deportiva Universitária, sustentada pelo milionário Rodrigo Paz desde 1990, é atualmente o clube mais estruturado do Equador. E esta organização se reflete dentro de campo. Integram o plantel seis jogadores convocados para defenderem seu país na Copa do Mundo da Alemanha: o goleiro Mora, os laterais Reasco e Ambrossi, o meia Méndez, o zagueiro Espinoza e o centroavante Delgado. Destes, pelo menos quatro são titulares. Reasco e Espinoza brigam por vaga na ala e na defesa, respectivamente.

Além disso, o atacante Franklin Salas, principal jogador do país desde a aposentadoria de Aguinaga, também é do clube. Porém, lesionado no joelho, não enfrentará o Inter. De outro lado, o volante Obregón, 34 anos, também esteve na seleção e é opção.

A LDU não tem tradição na Libertadores. Em 10 edições que disputou, chegou a duas semifinais: em 1975, 1976. Em 1999, considerada a melhor das participações, foi eliminada pelo River Plate nas oitavas-de-final, nos pênaltis.

Em 2006, o clube passou às oitavas-de-final em segundo no Grupo 5, atrás do Vélez Sarsfield, da Argentina, tendo vencido três das cinco partidas da primeira fase. Estreou com derrota para o Vélez – atual melhor campanha da competição – por 3 a 1, em casa. Na volta, empatou em 2 a 2 e segurou a vaga nas oitavas. No segundo jogo do ano, venceu o Universitário por 2 a 1, em Lima, e goleou na volta, por 4 a 0. Contra o Rocha, foi mais fácil: vitória por 3 a 2, no Uruguai, e goleada por 5 a 0, no Equador.

A passagem para as quartas também não foi difícil: golou o Atlético Nacional, da Colômbia, por 4 a 0 no jogo de ida, em casa, e depois venceu por 1 a 0, em Medellín.

Atual campeã do Equador, a LDU persegue o líder da edição 2006, o El Nacional, com apenas um gol a menos. Neste domingo, às 19h (horário local), as duas equipes se enfrentam no clássico de Quito. Se vencer, o time da capital equatoriana ganhará ainda mais moral para receber o Inter. Além disso, a torcida da LDU – a segunda maior do país, menor apenas que a do Barcelona, de Guayaquil – deverá lotar o estádio La Casa Blanca, que tem capacidade para cerca de 55 mil pessoas.

Confira os cruzamentos da Copa Libertadores

ZERO HORA
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.