| 20/03/2006 17h46min
A FDA, agência reguladora de alimentos e medicamentos dos Estados Unidos, anunciou hoje a proibição do uso de certos medicamentos contra a gripe aviária em aves de granja. O objetivo é reservar esses remédios para os humanos diante de um eventual surto de gripe aviária.
As autoridades sanitárias americanas emitiram uma ordem na qual impedem os veterinários de receitarem a frangos, patos e perus os antivirais Tamiflu, do laboratório Roche, e Relenza, da GlaxoSmithKilne, assim como as substâncias amantadina e rimantadina, produtos todos eles aprovados para tratar da gripe em humanos.
– O uso repetido e inadequado de remédios contra a gripe pode provocar um aumento da resistência dos vírus causadores da doença, que com freqüência sofrem mutações – diz um comunicado.
A FDA diz na mesma nota que a medida tem como objetivo garantir a efetividade dos remédios em questão diante de uma possível pandemia de gripe aviária. A proibição, que poderia estender-se a outros animais, passará a vigorar em junho.
AGÊNCIA EFEGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.