| 17/03/2006 11h17min
Seguindo uma determinação da Fifa, a CBF vai realizar uma reformulação em seu CBJD (Código Brasileiro de Justiça Desportiva) e, provavelmente a partir deste Campeonato Brasileiro, atitudes ou manifestações racistas poderão acarretar perda de pontos e até eliminação automática das equipes. A medida servirá para todas as competições nacionais.
Após o estopim de manifestações racistas pelo mundo – incluindo o Brasil –, o Comitê Executivo da Fifa estabeleceu medidas no Código Disciplinar, criando punições mais severas contra o preconceito racial e a xenofobia. A questão não existia nas regulamentações anteriores e as medidas eram consideradas levianas, como multas ou pequenas perdas de campo.
No Brasil, a CBF seguirá o Código Disciplinar estabelecido pela entidade máxima do futebol mundial. No primeiro caso registrado, a equipe perderá três pontos. No segundo, seis e, em caso de nova reincidência, o clube será eliminado direto. A Fifa somente não esclarece se as punições serão aplicadas tanto em manifestações de torcedores, como de jogadores.
A Fifa obrigará todos os seus afiliados a implantarem a mesma medida em seus regulamentos e anunciou que poderá excluir do futebol por um breve período qualquer confederação que descumprir a ordem.
GAZETA PRESSGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.