Notícias

 | 30/04/2002 19h48min

PTB e PDT mantêm apoio a Ciro, mas isolam PPS nos Estados

Principal impasse da Frente Trabalhista é no Rio Grande do Sul

O PTB e o PDT decidiram continuar apoiando o candidato do PPS à Presidência da República, Ciro Gomes. No entanto, os dois partidos decidiram formar alianças nos Estados sem a participação do PPS. As definições foram tomandas em encontro nesta terça-feira, dia 30, entre dirigentes do PDT e do PTB.

Segundo o presidente do PTB, deputado José Carlos Martinez, não há risco do PPS retirar a candidatura de Ciro, uma vez que o partido dele não participará da aliança estadual.

– A candidatura Ciro Gomes não pertence ao PPS, pertence ao povo brasileiro. Ele é a esperança de milhões de brasileiros em mudar esse país, disse Martinez, ao sair do encontro com líderes pedetistas.

O líder do PTB na Câmara, deputado Roberto Jefferson, afirmou que a participação do PPS nas alianças regionais vai depender das conversas que o partido terá nos Estados com problemas. A decisão afeta diretamente o Rio Grande do Sul.

O principal impasse da Frente Trabalhista (alianças formada por PDT, PTB e PPS) é a indicação do candidato que vai concorrer ao governo gaúcho. O PPS insiste no nome do ex-governador Antônio Britto. No entanto, o presidente nacional do PDT, Leonel Brizola, não aceita que Britto participe da chapa da Frente ao governo gaúcho alegando divergências políticas e insiste do nome do vereador pedetista José Fortunati.

O PTB gaúcho já admite apoiar o candidato do PDT. Os representantes do partido no Estado que estiveram no encontro desta terça, a secretária Sônia Santos e o deputado federal Edir Oliveira, sugeriram que o PDT substitua o pré-candidato José Fortunati por outro, segundo eles, de maior densidade eleitoral. Brizola aceitou analisar a proposta.

A decisão das cúpulas também é uma resposta ao senador Roberto Freire (PPS) por ter criticado a aproximação da aliança com o PFL. Uma nota divulgada por Freire antes de a reunião começar irritou ainda mais a cúpula do PDT e do PTB. Na nota, Freire disse que uma frente com a vocação de governar o país não pode alimentar entre parceiros um espírito de intolerância e exclusão, porque poderia provocar o esgarçamento de um projeto político.

Brizola se sentiu satisfeito com o encontro e disse que o PDT e o PTB deram hoje o primeiro passo para a fusão em uma única legenda no futuro.

Jacksson Zanco / DC

PDT e PTB apoiarão o candidato do PPS à Presidência, Ciro Gomes (foto)
Foto:  Jacksson Zanco  /  DC


Notícias Relacionadas

30/04/2002 17h43min
Freire reafirma compromisso com a Frente Trabalhista
28/04/2002 20h37min
Frente Trabalhista enfrenta dificuldades em vários Estados
23/04/2002 07h15min
PFL admite apoio parcial à candidatura de Ciro
22/04/2002 16h01min
Prefeito do Rio diz que PFL não deverá lançar candidato à Presidência
18/04/2002 14h34min
Brizola nega rompimento com Frente e exige nome de Fortunati ao Piratini
18/04/2002 12h06min
Brizola anuncia rompimento com Frente Trabalhista
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.