Notícias

 | 14/03/2006 15h43min

Ministros agrícolas da UE debaterão gripe aviária dia 20

Avanço da doença preocupa autoridades européias

Os ministros de Agricultura da União Européia (UE) discutirão no próximo dia 20 os últimos dados sobre a gripe aviária, assim como sua expansão dentro e fora do território comunitário.

Por enquanto são 10 os países da UE onde o vírus H5N1 – o mais agressivo – da gripe aviária foi detectado em aves silvestres: França, Alemanha, Áustria, Itália, Grécia, Eslovênia, Hungria, Polônia e Suécia. Na França a doença já foi confirmada em uma fazenda de aves domésticas.

Além disso, na Alemanha e na Áustria foram encontrados gatos com o vírus H5N1 e em território alemão também foram detectados um furão e uma coruja infectados.

O Conselho de Agricultura estuda, por um lado, as medidas sanitárias e por outro, o impacto econômico que a gripe aviária tem no setor produtivo de aves, sobretudo pelo alarme provocado no consumidor.

A Comissão descartou até o momento dar ajudas excepcionais aos produtores avícolas comunitários pela gripe aviária e pela queda do consumo de ave.

Por outro lado, o Comitê Especial de Agricultura – órgão preparatório do Conselho de Ministros –  discutiu nesta semana outra proposta sobre as medidas propostas para melhorar o bem-estar dos frangos destinados à produção de carne.

Um grupo numeroso de países garantiu nessa reunião, que agora "não é o melhor momento" para impor aos produtores requisitos nesse sentido, segundo as fontes.

Os países consideram que os estudos da Comissão sobre o impacto econômico das medidas colocadas por Bruxelas para garantir o bem-estar dos frangos "não levam em conta o impacto da gripe aviária".

AGÊNCIA EFE

 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.