| 06/03/2006 13h03min
O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento está aguardando autorização da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) para importação dos cinco detectores biológicos que serão utilizados nos aeroportos de Guarulhos (SP) e do Galeão (RJ) como medida de prevenção à entrada do vírus da gripe aviária no Brasil.
A CNEN é o órgão responsável pela liberação das Licenças de Importação (LI’s) deste tipo de detector.
– São equipamentos de raio X capazes de detectar nas bagagens dos passageiros matérias orgânicas que possam veicular o vírus da influenza – explicou o coordenador geral da Vigilância Agropecuária Internacional (Vigiagro) do Mapa, Oscar de Aguiar Rosa Filho.
Segundo ele, até o final do mês a empresa importadora do equipamento deverá obter as LI’s. A empresa é de São Paulo e venceu o pregão realizado pelo ministério para fornecer os detectores. equipamentos serão trazidos da Alemanha.
Aguiar informou ainda que paralelamente ao processo de instalação dos detectores, o ministério está fazendo gestões junto à Receita Federal para fiscalização conjunta nas bagagens.
– Nossa intenção é de que os passageiros não sejam expostos a uma dupla inspeção û disse o coordenador do Vigiagro.
Oscar Aguiar não descartou a possibilidade de que outros aeroportos do país sejam equipados com mais detectores.
– Se nós avaliarmos que o número de detectores instalados em Guarulhos e no Galeão possa ser reduzido em função da demanda, podemos remanejar para outros aeroportos.
Inicialmente o Galeão terá dois detectores e Guarulhos, três.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.