| 28/02/2006 12h05min
O presidente Luis Inácio Lula da Silva defendeu hoje mecanismos para atenuar o subdesenvolvimento e acabar com o sofrimento de milhões de pessoas no mundo todo. A mensagem de Lula foi lida pelo ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, em uma conferência internacional em Paris.
Amorim leu o documento no ato inaugural do evento. No encontro, cerca de cem países e dezenas de organizações vão debater novas vias para arrecadar fundos para lutar contra doenças como a aids, a tuberculose e a malária.
Na mensagem, o presidente lamenta que não tenha podido deslocar-se até Paris para assistir à conferência por problemas de agenda. Ele lembra ainda que a busca de novos métodos para financiar o desenvolvimento é uma idéia lançada pelo Brasil, junto ao Chile e ao secretário-geral da ONU, Kofi Annan. Lula afirma que no Brasil já foram dados alguns passos para encontrar vias inovadoras para financiar o desenvolvimento.
O presidente também expressou seu apoio à iniciativa do Reino Unido de promover a vacinação para o combate de doenças como a malária em países que solicitarem ajuda.
Sobre o encontro, Lula espera que sirva para detalhar ações para ajudar no desenvolvimento e para que vários países se unam às medidas. Ele afirmou que agora é o momento de se passar à prática.
AGÊNCIA EFEGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.