| 26/02/2006 22h25min
A presença do vírus H5N1, o mais patogênico da gripe aviária, foi confirmada em 15 cisnes selvagens encontrados mortos no leste da França. A informação foidivulgada hoje pelo ministro de Agricultura, Dominique Bussereau.
Os cisnes foram achados no departamento (província) de Ain, o mesmo no qual a cepa foi identificada em dois patos silvestres e em uma fazenda de perus.
Em entrevista a uma televisão pública no Salão da Agricultura, que abriu suas portas ontem sem aves em Paris, Bussereau disse que o vírus detectado nos 15 cisnes tem "uma forte semelhança genética" com a cepa achada no primeiro pato silvestre encontrado morto na mesma região.
Aproximadamente 50 cisnes e patos silvestres foram achados mortos nos últimos quatro dias na mesma região do leste da França, uma das áreas freqüentadas por aves migratórias.
Para tentar limitar o contágio, o prefeito de Ain, Michel Fuzeau, proibiu hoje que pessoas e veículos se aproximem a menos de 100 metros dos tanques de Dombes até o próximo dia 8 de março.
Também proibiu que os aviões sobrevoem os tanques, já que estes alteram a tranqüilidade dos pássaros e contribuem para a propagação do vírus. Um terço da província de Ain está sob vigilância especial sanitária e submetida a controles especiais que afetam 160 localidades.
AGÊNCIA EFEGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.